Central de atend.:  4004-6582 (ligações) |  27 2121-0022 (whatsapp)
Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 6h às 19h Sábados das 6h30 às 14h

Central de Atendimento

Exame Toxicológico: o que é, para que serve e onde fazer

11 de julho de 2023

O exame toxicológico possui como objetivo detectar a presença ou ausência de substâncias e drogas ilícitas no organismo do indivíduo que o realiza. 

Trata-se de um procedimento laboratorial simples e indolor. Sem a utilização de agulhas, o indivíduo examinado deve fornecer uma amostra de cabelo ou pêlos para posterior análise.

O resultado do exame toxicológico serve para garantir o não consumo de substâncias químicas e drogas ilícitas para empresas, organizações e até competições esportivas.

É mais comumente utilizado por motoristas profissionais CLT e com CNH de categoria C, D ou E, visto que o DENATRAN exige sua realização através da lei do motorista e sua renovação periódica através da lei Toxicológico Periódico. 

Faça seu exame toxicológico de forma rápida e indolor em uma das unidades do Laboratório Bioclínico, através da parceria com a Toxicologia Pardini. Para realizar o exame não é necessário agendamento prévio. Se precisar de mais informações, fale pelo WhatsApp com a Toxicologia Pardini: saiba mais!

O que é Exame Toxicológico de larga janela de detecção?

A janela de detecção se trata do tempo que é possível identificar o consumo de alguma substância através do exame toxicológico, sendo que esta janela pode ser mais curta ou mais larga, a depender do tipo de material colhido em laboratório.

O exame toxicológico de larga janela de detecção é aquele capaz de identificar o consumo de substâncias em até 180 dias antes da coleta da amostra. Isso só é possível nos casos de coleta de cabelo ou pelos.

O prazo de larga janela de detecção é exigido pelo Detran, portanto, pessoas que estejam emitindo, renovando ou alterando sua CNH profissional devem se atentar a realizar este tipo de exame para validação do seu resultado. 

 

Regras de trânsito (CTB) e o exame toxicológico

O exame toxicológico de larga janela de detecção é exigido pelo Detran por lei para todos que querem emitir, renovar ou alterar sua carteira de motorista (CNH) nas categorias C, D e E.

Além disso, devido à implementação da lei federal nº 14.071/20, todo motorista que possui a CNH em uma dessas categorias deve renovar e entregar o resultado do exame toxicológico periodicamente. 

O prazo exigido entre um exame e outro na lei de Toxicológico Periódico é de 2 anos e 6 meses para condutores com idade até 70 anos e 1 ano e 6 meses para condutores com mais de 70 anos.

 

Como é feito o exame toxicológico?

O exame toxicológico é um procedimento laboratorial simples e indolor, que não exige o uso de agulhas. 

O procedimento realizado é o de coleta de amostras da pessoa examinada, no caso do exame de larga janela de detecção, deve-se coletar cabelo ou pêlos como materiais de análise.

A unha também pode ser utilizada como material coletado a ser analisado em larga janela de detecção, desde que haja algum impedimento comprovado por médico dermatologista para fornecer os demais materiais.

 

Quais drogas o exame toxicológico detecta?

As substâncias e drogas analisadas no exame toxicológico a partir da amostra coletada são:

  • Maconha e derivados;
  • Cocaína e derivados (crack, merla e outros);
  • Anfetaminas (rebites);
  • Metanfetaminas (speed, ice e outros);
  • Ecstasy (MDMA e MDA);
  • Opiáceos (heroína, morfina, codeína e outros);
  • Codeína, femproporex, mazindol, oxicodona e anfepramona.

 

O exame toxicológico não detecta consumo de energéticos, antidepressivos, álcool, anabolizantes, calmantes e similares.

 

Qual o tempo de detecção de drogas do exame toxicológico?

O exame toxicológico é capaz de detectar substâncias e drogas que foram ingeridas até 180 dias antes da coleta da amostra, desde que a amostra fornecida seja cabelo ou pelo.

 

Validade do exame toxicológico

A pessoa examinada deve entregar o resultado de seu exame ao órgão solicitante (Detran, por exemplo) em até 90 dias após a coleta de amostra. Após esse período, o resultado do exame perde sua validade e o mesmo deverá ser refeito.

Além disso, o exame toxicológico deve ser renovado a cada 2 anos e 6 meses, de acordo com a lei Toxicológico Periódico estabelecida pelo Detran para condutores com CNH de categorias C, D ou E. Caso o condutor tenha mais de 70 anos, o prazo diminui para 1 ano e 6 meses.

Onde fazer o Exame Toxicológico com o Laboratório Bioclínico? 

Faça seu exame toxicológico em uma das unidades do Laboratório Bioclínico, rede credenciada pelo DENATRAN, e que garante segurança e precisão para o seu resultado.

Clique aqui e tire suas dúvidas!

Central de Atendimento: 27 4004-6582 (ligações) | 27 2121-0022 (whatsapp) 

Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 6h às 19h Sábados das 6h30 às 14h