Para muitos, o verão é sinônimo de férias, praia, piscinas e muita curtição.
Mas não podemos nos esquecer do momento delicado que estamos vivendo. Precisamos redobrar a nossa atenção para que a Covid-19 não se prolifere ainda mais.
Além do novo coronavírus, temos que lembrar que com essa estação vem alguns problemas muito comuns de saúde. As altas temperaturas aumentam o risco de inchaço, desidratação e infecções de pele como micoses.
Por isso, te convidamos a ler com bastante atenção esse artigo.
Inchaço
Outro problema de saúde muito comum na estação mais quente do ano são os famosos inchaços nas pernas. Isso acontece porque o calor provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, levando a uma sobrecarga na circulação. Como o sangue fica mais acumulado nas extremidades, a drenagem das veias fica mais devagar e isso acaba provocando o inchaço.
Como evitar o inchaço: Primeiramente, não fique muitas horas do dia sentado, busque intercalar e se movimentar. Outra maneira é bebendo água. Isso mesmo! Aumentar a hidratação faz com que o corpo funcione melhor ajudando a impedir a retenção de líquidos. Por último, mas não menos importante, faça atividades físicas, não precisa ser algo muito complexo, uma caminhada de 30 minutos por dia já ajuda muito.
Desidratação
Essa é uma doença grave e muitos a restringem somente a baixa concentração de água no corpo, mas ela também diz muito sobre a carência dos sais minerais e líquidos orgânicos, a ponto de impedir que o corpo realize suas funções normais. A desidratação atinge todas as idades, mas é importante redobrar a atenção para as crianças e idosos, pois neles é mais perigoso.
Como evitar a desidratação: Nossa recomendação é que beba 2 litros de água diariamente, se for muito de uma vez, divida ao longo do dia, tomando um copo cheio a cada 2 horas. É importante que beba, mesmo que não sinta sede. Além disso, na hora de se vestir, prefira roupas leves e evite se expor ao sol de 10h a 16h.
Micoses
Esse problema na pele é uma infecção causada por fungos. Tem muita gente que pensa que a micose atinge somente a parte dos pés, mas a verdade é que ela pode atingir o couro cabeludo, unhas e pele.
O risco de contrair esse problema é maior quando o o indivíduo usa toalhas ou roupas úmidas, anda descalço em lugares públicos, entre outros hábitos. Lembre-se disso: o calor e a umidade favorecem o crescimento dos fungos e consequentemente da micose.
Como evitar a micose: Primeiramente, dê preferência ao uso de sapatos abertos, não fique com roupa de banho molhada por muito tempo no corpo e se enxugue bem após tomar banho de mar, de piscina ou de chuveiro.
Adote todas essas dicas no seu dia a dia e garanta um verão muito mais seguro, livre de todas essas doenças.