Diferente da alergia à proteína do leite de vaca (reação do sistema imunológico às proteínas encontradas no leite de vaca), a intolerância à lactose é uma condição causada devido à dificuldade do organismo em digerir o açúcar na composição do leite. Continue lendo e entenda mais sobre o funcionamento dessa carência e seus sintomas.
O que causa a intolerância à lactose?
A lactose é um açúcar complexo presente no leite e para que possa ser absorvida, a lactose precisa ser quebrada em glicose e galactose, que são então absorvidos. A lactase, enzima produzida no intestino delgado, é a responsável pela quebra. Sem ela, a lactose não pode ser absorvida e permanecerá no intestino até sofrer ação das bactérias, o que leva a produção de gases que causam flatulência, distensão e cólicas abdominais.
Quais são os tipos e sintomas da intolerância à lactose?
A intolerância à lactose pode ser classificada em deficiência primária, secundária ou congênita.
- deficiência primária ou hipolactasia primária adulta: ocorre pela diminuição fisiológica (parcial ou total) da produção da enzima lactase nas células intestinais.
- deficiência secundária: pode surgir como consequência de doenças que causam lesão no intestino delgado (gastroenterite viral) ou provocam má-absorção (doença celíaca), entre outras.
- Congênita: rara. Acomete os recém-nascidos.
Nem sempre as pessoas com deficiência da enzima lactase apresentam sintomas clínicos. Quando presentes, podem se manifestar como diarreia, dor e inchaço abdominal, náusea, flatulência e roncos intestinais.
Como é feito o diagnóstico para saber se tenho intolerância à lactose?
Diante da suspeita de intolerância à lactose, a investigação começa com a história clínica e exame físico, feitos pelo médico.
Alguns exames podem ser solicitados para confirmar (ou não) a deficiência da enzima lactase:
- Prova oral de absorção de lactose: consiste em mensurar a glicose antes e após a ingestão de lactose.
- Teste molecular ou teste genético: indicado na investigação da deficiência primária, realizado em amostra de sangue.
- Teste respiratório para a intolerância à lactose ou hidrogênio no ar expirado: é uma prova de absorção, onde são realizadas dosagens de hidrogênio no ar expirado antes e após a administração de lactose via oral.
Como saber se tenho intolerância à lactose?
Esse distúrbio digestivo, que pode evoluir com o passar dos anos, é bastante comum e pode ser controlado por meio de uma alimentação balanceada e medicamentos para alívio dos sintomas. Ao identificar os sinais que indiquem a intolerância à lactose, procure um médico e realize no Laboratório Bioclínico os exames laboratoriais solicitados. Consulte as unidades mais próximas.