Central de atend.:  4004-6582 (ligações) |  27 2121-0022 (whatsapp)
Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 6h às 19h Sábados das 6h30 às 14h

Central de Atendimento

PCR ultrassensível: para que serve o exame e o que os resultados indicam

13 de outubro de 2024

A proteína C reativa, conhecida pela sigla PCR, é uma proteína produzida no fígado sobretudo em resposta a lesões ou processos inflamatórios, sendo considerada, portanto, uma proteína de fase aguda.

Geralmente, níveis elevados dessa proteína no sangue indicam sinal de inflamação no organismo, que pode estar associada a diversas condições, a exemplo de infecções, processos inflamatórios agudos, como apendicites, ou crônicos, como doenças autoimunes, doença cardiovascular, entre outros.

Para que serve a dosagem da PCR?

Considerado um exame muito sensível como marcador de inflamações, é comum que a PCR seja solicitada para auxiliar no diagnóstico ou no acompanhamento de diversas condições de saúde, incluindo infecções, doenças autoimunes, lesões teciduais, doenças cardiovasculares, entre outras.

Vale ressaltar que embora seja um importante marcador de alterações inflamatórias do organismo, ela não é específica para uma determinada condição. Portanto, é recomendado que esse exame seja sempre interpretado à luz do contexto clínico e, quando pertinente, em conjunto com outros exames laboratoriais.

Os resultados do exame para dosagem da PCR devem ser sempre interpretados por um médico.

Como funciona o exame de PCR?

Para checar os níveis de proteína C reativa no organismo, o paciente não precisar realizar jejum ou qualquer preparo específico. O procedimento de coleta é simples, uma vez que se trata de um exame de sangue comum, para o qual se obtém uma pequena amostra de sangue, preferencialmente da veia do antebraço do paciente.

Essa amostra é encaminhada ao laboratório para análise. Os resultados encontrados devem ser sempre avaliados pelo médico solicitante.

O que significa o resultado do exame?

Os resultados desse exame apresentam múltiplas implicações e usos clínicos, como, por exemplo, na detecção precoce de inflamações não visíveis ou no diagnóstico de uma infecção, assim como na avaliação de risco de doença cardiovascular ou no monitoramento de tratamentos ou após determinadas cirurgias.

Valores elevados da PCR não são específicos para uma determinada causa, mas, em conjunto com outros dados clínicos, auxiliam a avaliar processos inflamatórios, infecciosos, entre outros quadros.

Onde realizar a dosagem da PCR?

A dosagem da PCR pode ser realizada no Bioclínico. No laboratório Bioclínico, você escolhe onde a coleta do seu exame será feita. Isso porque oferecemos o serviço de coleta domiciliar, ideal para você que deseja mais comodidade no seu dia a dia sem precisar pagar nada a mais por isso.

Mas, se preferir, você também pode realizar seu exame de PCR na unidade mais próxima de você, com toda a segurança e supervisão de nossos especialistas. Para consultar o valor do exame, os convênios atendidos e tirar suas dúvidas, entre em contato conosco!

 

Converse sempre com seu médico.

Central de Atendimento: 27 4004-6582 (ligações) | 27 2121-0022 (whatsapp) 

Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 6h às 19h Sábados das 6h30 às 14h