Os exames de sangue, frequentemente solicitados pelos médicos, fornecem informações relevantes sobre o nosso organismo.
Por meio da análise sanguínea, é possível detectar alterações em células, variações hormonais, avaliar os níveis dos lipídeos e da glicose, a função dos rins e do fígado e outros inúmeros parâmetros associados à saúde.
Tipos comuns de exames de sangue
Exames de sangue frequentemente solicitados incluem:
- Hemograma completo;
- Colesterol total e frações;
- Creatinina e ureia;
- Glicemia;
- Hormônios tiroidianos;
- Proteína C reativa;
- Dosagem de vitaminas, a exemplo da vitamina D.
Cada exame de sangue tem uma finalidade específica e a interpretação de um único teste ou de um conjunto de exames deve ser sempre feita por um médico a partir das informações clínicas do paciente.
Guia rápido sobre o hemograma
O hemograma costuma fazer parte tanto de check-ups de rotina, quanto da avaliação de diversas condições específicas da saúde. Através da avaliação dos glóbulos vermelhos (hemácias), dos glóbulos brancos (leucócitos) e das plaquetas, esse teste configura um recurso laboratorial importante na investigação, no diagnóstico e no acompanhamento de doenças.
Finalidade do hemograma
O hemograma permite diagnosticar e monitorar uma ampla gama de condições de saúde, incluindo – mas não se limitando a – anemias, processos inflamatórios e infecciosos e alterações da coagulação. Ademais, tem utilidade na avaliação da resposta a determinados tratamentos.
Em caso de dúvidas, sempre consulte o seu médico.
Procedimento e preparo para o hemograma
A coleta de sangue é um procedimento simples e rápido. Após a higienização do local e identificação de uma veia adequada para punção, o sangue é coletado e as amostras são enviadas para análise laboratorial.
Em geral, o hemograma não requer um preparo específico, nem a necessidade de jejum, podendo ser coletado após uma dieta leve. Se a coleta de outros exames for solicitada junto com o hemograma, as orientações de preparo de cada teste devem ser checadas.
Instruções de preparo dos exames de sangue
- A necessidade de jejum varia conforme o exame. Enquanto há exames que dispensam o jejum, outros requerem de 8 a 12 horas. Consulte sempre as orientações específicas fornecidas pelo laboratório e pelo seu médico;
- Para alguns testes, recomenda-se evitar o consumo de álcool nas 72 horas que antecedem o exame;
- Para alguns exames, deve-se evitar exercícios físicos intensos por períodos de tempo variáveis;
- É sempre importante informar sobre o uso de medicamentos contínuos, que podem influenciar os resultados.
Consulte a Central de Atendimento para obter as orientações de preparo específicas relacionadas aos seus exames.
Realização de exames de sangue
No laboratório Bioclínico, oferecemos a opção de realizar exames tanto em nossas unidades quanto em domicílio, proporcionando maior comodidade sem custos adicionais.
Converse sempre com seu médico.