Você sabe qual é a diferença entre alergia e intolerância alimentar?
Os sintomas são semelhantes, mas os distúrbios são diferentes. Por isso, trouxemos algumas características que vão ajudar você a identificar o problema.
Uma das diferenças entre alergia alimentar e intolerância alimentar está no tempo de resposta para o início dos sintomas, e também nos próprios sintomas. Na alergia alimentar eles são imediatos. Já na intolerância alimentar, os sintomas demoram um pouco mais para surgir, às vezes ocorrendo várias horas ou dias após sua ingestão.
A alergia alimentar acontece devido a reações no sistema imunológico sendo um problema mais raro e, geralmente, hereditário. A intolerância alimentar acontece no sistema digestivo e é bem mais frequente, podendo afetar qualquer pessoa, mesmo que não tenha histórico familiar.
Cabe ressaltar que cada paciente possui um diagnóstico específico. Entre os alimentos que mais provocam alergia alimentar estão o camarão, amendoim, soja, kiwi e peixe. E entre os alimentos que mais provocam intolerância alimentar estão o leite, morango, ovos e glúten.
Veja abaixo os sintomas de cada uma:
Sintomas de alergia alimentar
Coceira e/ou vermelhidão na pele;
Diarreia;
Problemas para respirar;
Rosto ou língua inchados;
Tosse;
Vômitos.
Sintomas de intolerância alimentar
Diarreia;
Barriga inchada;
Dor de cabeça;
Dores abdominais;
Prisão de ventre;
Gases;
Vômitos.
Em ambos os casos, a recomendação é eliminar o alimento da dieta alimentar, substituindo por outro equivalente. Como visto acima, alguns sintomas são muito parecidos, por isso recomendamos buscar o diagnóstico exato através de consulta médica e realização de exames complementares.
Cuide de você, conte com o Bioclínico.