O dia 15 de fevereiro foi escolhido como o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil e tem o objetivo de educar o público em geral e profissionais de saúde sobre a doença, lutar por políticas públicas para melhorar o acesso a medicamentos e tratamentos e expressar apoio às crianças e adolescentes e suas famílias.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é primeira causa de morte entre crianças e adolescentes (de 0 a 19 anos) no Brasil. Os tipos mais comuns de câncer infanto-juvenil são leucemias, linfomas (câncer do sistema linfático) e tumores cerebrais.
Precisamos advertir os pais e responsáveis que o diagnóstico precoce é o primeiro degrau para a cura do câncer. Como os sintomas são facilmente confundidos com doenças comuns da infância, é muito importante ficar atento à saúde geral das crianças, pois, se diagnosticado precocemente, crianças com câncer têm até 80% de chances de cura.
Entre os sintomas de um possível quadro da doença, podemos destacar:
- Palidez sem explicação;
- Suores e febres constantes e prolongadas;
- Manchas roxas e caroços pelo corpo (não relacionados à traumas);
- Emagrecimento com inchaço da barriga;
- Dores nos ossos ou nas juntas (articulações);
- Fraqueza constante;
- Desequilíbrio ao andar;
- Distúrbios visuais e reflexo nos olhos;
- Aumento dos gânglios linfáticos;
- Dores de cabeça acompanhada de vômito.
O diagnóstico precoce salva vidas, por isso é tão importante o acompanhamento médico e a realização dos exames de rotina das crianças e adolescentes.
Cuide da saúde do seu pequeno com carinho. Mantenha as consultas e exames em dia.