Responsáveis pela formação da urina, os rins apresentam formato de feijão e estão localizados na região lombar, um de cada lado da coluna vertebral. São órgãos muito importantes, pois são responsáveis pela filtração do sangue e eliminação de toxinas; regulam a pressão sanguínea; participam da formação de osso e parte do sangue; controlam o balanço hidroeletrolítico do organismo.
São consideradas doenças renais todas as alterações e patologias que afetem o funcionamento normal dos rins.
O que causa a doença renal?
As duas principais causas de doença renal são diabetes e pressão arterial aumentada. Glomerulonefrite (doença que danifica as unidades de filtragem dos rins); doenças hereditárias (como a doença renal policística); lúpus e outras doenças imunológicas; obstruções como pedras nos rins ou próstata aumentada; e infecções repetidas do trato urinário (podem causar danos aos rins a longo prazo) também são causas de doença renal.
Quais são os fatores de risco para a doença renal?
Os fatores de risco para doença renal incluem: diabetes, pressão alta, história familiar de insuficiência renal, idade igual ou superior a 60 anos, obesidade, doença cardíaca e danos anteriores aos rins.
É importante lembrar que fatores relacionados ao estilo de vida também podem estar implicados, como tabagismo, consumo excessivo de álcool, falta de ingestão de água, uso de determinados medicamentos.
Quais os sintomas das doenças renais?
Aproximadamente 90% das pessoas não sabem ter doença renal e na maioria dos casos, não há sintomas no início.
Com a evolução da doença renal, o quadro clínico pode se apresentar como:
- Fadiga/cansaço;
- Falta de ar;
- Insônia;
- Queda de cabelo;
- Coceiras;
- Fraqueza de modo geral;
- Inchaço nos pés, tornozelos e pernas.
Quais exames são necessários para saber se tenho uma doença renal?
Diante da suspeita de uma doença renal, é fundamental procurar o médico especialista (nefrologista) que, de acordo com a história clínica e exame físico, irá solicitar os exames adequados para o diagnóstico.
Alguns exames que podem ser solicitados:
- Urina tipo 1: a presença de sangue, proteínas, células anormais e outras substâncias pode indicar problemas nos rins.
- Sangue: creatina e ureia, quando elevadas, podem indicar disfunções renais.
- Ultrassonografia renal: exame não invasivo e de fácil execução, que através de ondas sonoras permite a detecção de alterações como cistos e cálculos, entre outros.
- Tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM): ambos são capazes de fornecer imagens detalhadas do trato urinário e das estruturas que o rodeiam, ajudando a evidenciar cálculos renais (TC é mais útil, em comparação com a RM), tumores, entre outros.
Onde posso fazer meus exames?
As doenças renais afetam milhares de pessoas todos os anos e os cuidados relacionados ao estilo de vida são essenciais como medidas preventivas: controle da glicemia e da pressão arterial, alimentação adequada, praticar regularmente atividade física e combate ao tabagismo.
Na suspeita de doença renal, procure o médico especialista e, caso ele tenha solicitado exames, você pode realizar o pré-agendamento dos exames no laboratório Bioclínico.