Uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que Vitória é a segunda melhor cidade do litoral brasileiro para se viver, ficando atrás somente de Florianópolis. Também foi eleita a 3ª capital do Brasil amiga da atividade física, segundo o Ranking das Capitais Brasileiras Amigas da Atividade Física.
Sem dúvida, um dos aspectos que contribui para este cenário é seu desenho urbanístico cheio de espaços públicos ideais para a prática de atividade física com um clima normalmente agradável e paisagens de tirar o fôlego.
Caminhar, correr, andar de bicicleta, patins, skate e tantas outras opções de exercícios e esportes podem ser praticados na Ilha do Mel, seja na areia, no calçadão, parques, praças ou nas pistas próprias para as atividades.
A Orla de Camburi é um exemplo. Além de várias academias ao ar livre, sua extensão convida para uma caminhada sentindo a brisa do mar e admirando a paisagem. Skatistas e patinadores têm seu espaço garantido em pistas específicas e também numa quadra próximo à Avenida Adalberto Simão Nader.
Se a paixão for o futebol, os campos de grama sintética da Curva da Jurema, do Parque Municipal de Barreiros, em São Cristóvão, e do Centro Esportivo Tancredão, no bairro Mario Cypreste, podem ser utilizados gratuitamente pelos moradores para a prática do esporte.
O parque Pedra da Cebola, na Mata da Praia, é um grande e belíssimo espaço de laser e também de prática de atividade física ao ar livre.
As chamadas academias populares estão em diversos bairros da capital do Espírito Santo. São cerca de 35 equipamentos destinados a estimular a prática de exercícios físicos.
Muitos cantos da cidade são convidativos para, pelo menos, uma caminhada. Ou seja, o capixaba não tem desculpa para não se exercitar e comprovar que Vitória é muuuito Amiga da Atividade Física.
Atenção!
Lembramos que é importante realizar uma visita ao médico antes de iniciar uma rotina de exercícios. A avaliação médica tem como principal objetivo a análise das condições físicas do paciente, que pode ou não estar apto à prática esportiva. Após o resultado dos exames, o médico pode alertar sobre as limitações ou, até mesmo, impedir o início das atividades até que o quadro de saúde seja estabilizado ou totalmente solucionado.
Cuide de você, conte com o Bioclínico.