HIV – esta sigla é muito conhecida, mas você sabe do que se trata? Ela está em inglês e significa Vírus da Imunodeficiência Humana. É o causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, a Aids, doença que ataca o nosso sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Portanto, a Aids é um efeito colateral causado pelo vírus HIV.
E você sabia que ter o HIV não significa ter Aids? Isso porque a ciência evoluiu muito e boa parte das pessoas que têm HIV têm o acompanhamento correto da doença com a terapia antirretroviral, que é capaz de reduzir a carga viral do HIV a ponto de ela se tornar indetectável.
Inclusive, há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Essa evolução científica tirou a Aids da lista das principais doenças do século XXI, após ela ser protagonista do século XX.
Boa notícia? Sim, mas não podemos descuidar pois, apesar da queda nos índices de contágio e morte, a Aids ainda está muito presente e leva milhares de pessoas a óbito todos os anos.
Para se ter uma ideia, 38 milhões de pessoas vivem com HIV/Aids no mundo e, só em 2020, foram 690 mil óbitos pela doença. No Brasil, vivem cerca de 920 mil pessoas com HIV/Aids e 10.565 morreram pela doença em 2019 (dados do Ministério da Saúde).
É isso que o Dezembro Vermelho traz todos os anos. A campanha foi criada para alertar, conscientizar sobre formas de contágio e tratamento da Aids e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, e também para chamar a tenção para algo muito importante: o preconceito que ainda existe em relação ao portador da doença. Tanto que o lema de 2021 é: “Diga não ao preconceito. Previna-se! Faça o teste! HIV tem tratamento e a Aids pode ser evitada”.
Os cuidados continuam os mesmos e a prevenção é sempre o melhor remédio. Lembrando que, mesmo que o portador do HIV não tenha Aids, ele pode transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids e a ação com o mesmo objetivo se estende por todo o Dezembro Vermelho. É tempo de refletir, aconselhar, cuidar-se, prevenir-se!
Estamos juntos nessa campanha!