A troca de fluidos durante um contato íntimo, como o beijo, pode facilitar a transmissão de várias doenças virais, bacterianas ou fúngicas.
Continue a leitura e saiba mais sobre as doenças do beijo, seus cuidados e prevenções.
Quais doenças podem ser transmitidas pelo beijo?
As doenças transmitidas pelo beijo são principalmente de origem viral, sendo as mais comuns o herpes e a mononucleose.
Conheça as características das doenças mais comuns transmitidas pelo beijo
O herpes simples é uma infecção transmitida pelo contato com a saliva, boca ou genitais de uma pessoa infectada. Os principais são o herpes tipo 1 (HSV-1) e tipo 2 (HSV-2)
Os infectados frequentemente apresentam úlceras e bolhas nos lábios, além de sintomas como coceira e ardência em crostas amareladas com secreção na mesma região. Outras manifestações são febre, dores musculares e aumento dos gânglios.
Mononucleose
A mononucleose é uma doença causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV). A transmissão ocorre através da troca de saliva ou objetos de pessoas infectadas com esse vírus. Os sintomas incluem febre, dor de garganta, aumento do fígado, baço e gânglios e fadiga. .
As doenças transmitidas pelo beijo tem cura?
As doenças transmitidas pelo beijo têm diferentes formas de tratamento, variando conforme o tipo de infecção. É essencial buscar orientação médica para obter um diagnóstico preciso e receber o tratamento adequado, que pode incluir antibióticos, antivirais ou outras medidas terapêuticas específicas para cada condição.
Quando procurar um médico?
Sempre que apresentar sinais e sintomas sugestivos destas doenças procurar auxílio médico. O laboratório Bioclínico oferece vários exames que podem auxiliar no diagnóstico. Clique para saber mais.