Central de atend.:  4004-6582 (ligações) |  27 2121-0022 (whatsapp)
Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 6h às 19h Sábados das 6h às 14h

Central de Atendimento

Exame de urina: quando é indicado realizar e outras recomendações

1 de julho de 2025

Exame comumente solicitado para avaliação da saúde, o exame de urina é utilizado para a identificação de infecções, alterações no trato urinário, doenças renais e sistêmicas.

O trato urinário, composto por rins, ureteres, bexiga e uretra, é responsável por filtrar toxinas e impurezas do organismo e eliminá-las por meio da urina. Qualquer disfunção nesses órgãos pode ser indicativa de problemas e o exame de urina costuma ser necessário para identificá-las.

Quando é indicado fazer um exame de urina

O médico pode solicitar o exame para auxiliar no diagnóstico de diversas doenças ou em casos de anomalias no funcionamento do sistema urinário.

Sintomas como presença de sangue na urina, ardência ao urinar, dores na região dos rins, incontinência urinária e desconfortos pélvicos podem indicar a necessidade de avaliação laboratorial da urina.

Quais doenças podem ser detectadas pelo exame de urina

É possível identificar doenças do aparelho urinário, como infecções urinárias e insuficiência renal, além de auxiliar na avaliação de doenças sistêmicas como diabetes, hipertensão arterial e lúpus eritematoso sistêmico.

Principais tipos de exame de urina

  • Urina do tipo 1: é um exame simples que analisa vários parâmetros e presença de substâncias na urina, incluindo densidade, pH, hemácias e leucócitos.
  • Urina 24 horas: analisa diversos parâmetros de toda a urina excretada ao longo de 24 horas.
  • Clearance da creatinina: avalia a creatinina, oferecendo um importante indicador da função renal.
  • Urocultura: detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário, auxiliando, em conjunto com o antibiograma, na escolha de medicamentos específicos para o tratamento.

Como o exame de urina funciona

O primeiro passo é a higienização das mãos e da região genital, e, depois, o paciente deve coletar a primeira urina da manhã em um recipiente esterilizado. Quando não for possível coletar a primeira urina da manhã, recomenda-se que a pessoa fique duas horas sem urinar para colher a amostra.

No entanto, o primeiro jato de urina deve ser descartado devido à presença de células e secreções da uretra que podem interferir nos resultados. Após a coleta, o “potinho” com a amostra é enviado para análise em laboratório.

Para coletas domiciliares, é recomendável entregar o material até 2 horas após a coleta, se mantido em temperatura ambiente, ou em 24 horas, se permanecer refrigerado.

Onde fazer o exame de urina

Referência em excelência na prestação de serviços médicos no Estado do Espírito Santo, o laboratório Bioclínico faz parte do Grupo Fleury e atende pacientes de maneira acolhedora há quase 40 anos.

Com o Bioclínico, você escolhe se prefere fazer seu exame de urina em uma de nossas unidades ou no conforto da sua casa através do serviço de coleta domiciliar, ideal para proporcionar mais comodidade aos pacientes.

Para saber o valor do exame de urina, os convênios atendidos ou outras informações, entre em contato com a nossa equipe de atendimento e aproveite para cuidar da sua saúde agendando o seu exame!

Central de Atendimento: 27 4004-6582 (ligações) | 27 2121-0022 (whatsapp)

Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 6h às 19h Sábados das 6h às 14h