Central de atend.:  4004-6582 (ligações) |  27 2121-0022 (whatsapp)
Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 6h às 19h Sábados das 6h30 às 14h

Central de Atendimento

Ferritina: o que é e quais são as causas dos níveis alterados

2 de setembro de 2024

A ferritina é o principal mecanismo de armazenamento de ferro e é crítica para a homeostase do ferro. A ferritina disponibiliza o ferro para processos celulares críticos, ao mesmo tempo que protege os lipídios, o DNA e as proteínas dos efeitos potencialmente tóxicos do ferro. Alterações na ferritina são comumente observadas na prática clínica, muitas vezes refletindo perturbações na homeostase ou no metabolismo do ferro. É cada vez mais reconhecido que a ferritina também desempenha um papel numa infinidade de outras condições, incluindo doenças inflamatórias, neurodegenerativas e malignas.

 

O que é a ferritina

A ferritina é uma proteína que armazena o ferro dentro das células. O ferro, por sua vez, é necessário na produção dos glóbulos vermelhos, cuja função é a de transportar o oxigênio dos pulmões para o restante do corpo.

O ferro também é importante para músculos saudáveis, medula óssea e função orgânica. Seu corpo armazena ferro extra na ferritina para uso posterior, que geralmente está concentrado no fígado e quando o ferro é utilizado, as células liberam uma pequena quantidade de ferritina na corrente sanguínea. Por causa disso, o seu nível de ferritina reflete a quantidade de ferro armazenada no seu corpo.

 

Causas e sintomas de ferritina elevada

A ferritina elevada é um marcador substituto da sobrecarga de ferro, mas tem especificidade limitada porque o consumo de álcool, a síndrome metabólica e as doenças inflamatórias e neoplásicas também podem causar níveis elevados de ferritina sérica. Em pacientes com hemocromatose e ausência de qualquer uma dessas condições, a ferritina está correlacionada com a gravidade da sobrecarga de ferro.

Outras doenças que podem aumentar os níveis de ferritina são: hipertiroidismo, terapia de reposição de ferro, hemossiderose, entre outras.

Os sintomas causados pelo excesso de ferritina e ferro incluem: dores articulares, problemas cardíacos, perda de peso inexplicável, dor abdominal, fadiga ou perda de energia, entre outros.

 

Causas e sintomas de baixa ferritina

A baixa concentração de ferritina está associada à anemia por deficiência de ferro, que pode ter como causa sangramentos de diversas origens, como menstruação excessiva, úlceras gástricas, tumores no tubo digestivo e doença hemorroidária, por exemplo.

Os sintomas causados por níveis baixos de ferritina e ferro no corpo (anemia por deficiência de ferro) incluem: palidez cutânea, fadiga, fraqueza, tontura, falta de ar (dispneia) e taquicardia.

 

Para que serve a ferritina

Para fins de diagnóstico, a ferritina pode ser solicitada na suspeita de baixos níveis de ferro.

O exame também pode ser solicitado nos casos de síndrome das pernas inquietas, problemas hepáticos ou alteração no hemograma (níveis baixos de hemoglobina ou hematócrito).

Como exame de triagem, a ferritina pode ser solicitada na investigação de baixos níveis de ferro antes que os sintomas se desenvolvam. Normalmente, isso ocorre apenas para pessoas com alto risco de deficiência de ferro, incluindo: pessoas que estão abaixo do peso, gestantes, pessoas com dificuldade de absorção de alimentos, como aquelas com doença inflamatória intestinal ou que passaram por determinados procedimentos cirúrgicos gastrointestinais.

A realização do exame funciona como em um exame de sangue comum, onde é retirada uma pequena amostra de sangue preferencialmente da veia do antebraço do paciente. Para saber mais sobre o preparo do exame de ferritina, entre em contato com nossos especialistas.

 

Valores de referência para o exame de ferritina

Os valores considerados normais para os níveis de ferritina no sangue variam de acordo com a idade dos pacientes. Segundo o Manual de Exames do Grupo Fleury, os valores de referência são:

  • Recém-nascidos: de 25 a 200 microg/L
  • 1 mês: de 200 a 600 microg/L
  • De 2 a 5 meses: de 50 a 200 microg/L
  • De 6 meses a 15 anos: de 10 a 150 microg/L
  • Adultos do sexo masculino: de 26 a 446 microg/L
  • Adultos do sexo feminino: de 15 a 149 microg/L

Onde fazer o exame de ferritina

Referência em excelência na prestação de serviços médicos no Estado do Espírito Santo, o laboratório Bioclínico faz parte do Grupo Fleury e acolhe pacientes com paixão e carinho há mais de 37 anos.

Faça consultas médicas regulares e com o Bioclínico você escolhe se prefere fazer seu exame de ferritina em uma de nossas unidades ou no conforto da sua casa através do serviço de coleta domiciliar, ideal para proporcionar mais praticidade aos pacientes.

Para saber o valor do exame de ferritina, os convênios atendidos ou outras informações, entre em contato com a nossa equipe de atendimento e aproveite para cuidar da sua saúde agendando o seu exame!

Central de Atendimento: 27 4004-6582 (ligações) | 27 2121-0022 (whatsapp) 

Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 6h às 19h Sábados das 6h30 às 14h