A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, em maior quantidade após as refeições, que controla o nível de glicose no sangue, ou seja, a insulina funciona como uma chave para a glicose que está no sangue entrar nas células e ser utilizada como fonte de energia.
Quando a produção de insulina é insuficiente ou ausente, como no diabetes, o açúcar não consegue ser levado para o interior das células e, por isso, acaba se acumulando no sangue e no resto do organismo, provocando complicações como retinopatia, insuficiência renal, ferimentos que não cicatrizam e até predispondo ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), por exemplo.
Para que serve a insulina?
A insulina desempenha diversas funções muito importantes para nossa saúde. Ela é capaz de diminuir a quantidade de açúcar circulante no sangue, proveniente da digestão dos alimentos, permitindo que a glicose entre nas células do organismo para ser usada como fonte de energia.
Quais são os tipos existentes de insulina?
A insulina pode ser administrada artificialmente, para “imitar” a ação da insulina naturalmente produzida no corpo, quando sua produção é insuficiente ou ausente. Assim, dependendo do tempo que leva para iniciar seu efeito e a da duração da sua ação, a insulina produzida é classificada em diferentes tipos, sendo as principais:
- Insulina de ação rápida:esse tipo de insulina inicia seu efeito em cerca de 10 a 15 minutos após sua aplicação subcutânea, sendo normalmente indicada para corrigir os picos de hiperglicemia, ou controlar os níveis de glicose no sangue após a alimentação;
- Insulina de ação intermediária:tem um início de ação em cerca de 1 a 2 horas após a aplicação subcutânea, atingindo um pico entre 4 a 6 horas e tendo um efeito que pode durar até 12 horas, sendo geralmente indicada para controlar os níveis de glicose entre as refeições ou durante a noite, por exemplo;
- Insulina de ação lenta ou prolongada:esse tipo de insulina inicia seu efeito cerca de 1 hora e meia a 2 horas após sua aplicação, sendo liberada lentamente e tendo um efeito estabilizador da glicose no sangue, que pode durar de 20 a 40 horas, sendo normalmente indicada para usar à noite, entre as refeições ou durante jejuns.
Além disso, existem apresentações que combinam diferentes tipos de insulina, para permitir um melhor controle dos níveis de glicose no sangue, por isso, é sempre importante conversar com seu médico de acompanhamento.
Quando é preciso aplicar insulina?
É importante considerar que tanto pacientes com diabetes do tipo 1 ou do tipo 2 podem necessitar de insulina para o tratamento e somente pode ser prescrita por um médico.
Como é o exame de insulina?
O exame de insulina, também conhecido como dosagem de insulina, é um teste de sangue que mede a quantidade de insulina presente na corrente sanguínea, por isso, é frequentemente solicitado para diagnosticar e monitorar distúrbios relacionados à insulina, como diabetes e hipoglicemia.
Onde fazer o exame de insulina?
Quer saber como está a sua saúde? Agende online o seu exame!
Com o laboratório Bioclínico, você escolhe onde a coleta do seu exame será feita. Isso porque oferecemos o serviço de coleta domiciliar, ideal para você que deseja mais comodidade no seu dia a dia sem precisar pagar nada a mais por isso.
Mas, se preferir, você também pode realizar seu exame de insulina na unidade mais próxima de você e garantir toda a segurança e supervisão de nossos especialistas. Para consultar o valor do exame, os convênios atendidos e tirar suas dúvidas, entre em contato conosco!