A tiroide, importante glândula do sistema endocrinológico, quando estimulada pelo TSH, produz a tiroxina, ou T4, um hormônio responsável pelo controle de diversas atividades metabólicas do nosso organismo. A forma ativa desse hormônio, ou seja, sua fração livre, é chamada de T4 livre (T4L).
Para que serve a dosagem de T4 livre?
A dosagem laboratorial de T4L, realizada através da coleta de uma pequena amostra de sangue, tem como objetivo avaliar o funcionamento da tiroide, auxiliando a investigar condições que cursam com aumento ou diminuição da função dessa glândula.
Outros exames, além do T4L, também podem ser indicados para avaliar a saúde da tiroide, portanto, é sempre importante conversar com seu médico.
O que significa um T4 livre alto e quais são os sintomas que os pacientes podem apresentar?
Níveis aumentados de T4L podem estar associados a uma produção excessiva desse hormônio pela glândula tiroide, condição chamada de hipertiroidismo. Alguns dos sintomas comumente relacionados ao hipertiroidismo são:
- Palpitações;
- Insônia;
- Nervosismo ou irritabilidade;
- Aumento do apetite associado à perda de peso;
- Sensação de calor excessiva.
Converse sempre com seu médico.
O que significa um T4 livre baixo e quais são os sintomas que os pacientes podem apresentar?
Níveis diminuídos de T4L podem estar associados a uma baixa produção desse hormônio pela glândula tiroide, condição chamada de hipotiroidismo. Alguns dos sintomas comumente relacionados ao hipotiroidismo são:
- Fadiga;
- Dificuldade de concentração;
- Sonolência;
- Constipação;
- Intolerância ao frio.
Converse sempre com seu médico.
Quando e como fazer o exame de T4L?
O exame de T4L pode ser recomendado em uma consulta de rotina, ou, então, diante de sintomas ou de alguma condição de saúde que pode se associar a alterações do funcionamento adequado da tiroide.
Além da dosagem do T4L outros exames podem ser necessários para a avaliação da glândula.
Os resultados dos exames devem ser sempre interpretados por um médico, pois há diversos fatores que devem ser analisados junto ao teste laboratorial.
A dosagem do T4L também tem utilidade no seguimento de pacientes em tratamento de doenças da tiroide.
Onde fazer o exame de T4 livre?
Com o laboratório Bioclínico, você escolhe onde a coleta do seu exame será feita. Isso porque oferecemos o serviço de coleta domiciliar, ideal para você que deseja mais comodidade no seu dia a dia, sem precisar pagar nada a mais por isso.
Mas, se preferir, você também pode realizar seu exame de T4L na unidade mais próxima de você, com toda segurança e supervisão de nossos especialistas. Para consultar o valor do exame, os convênios atendidos e tirar suas dúvidas, entre em contato conosco! Converse sempre com seu médico!