O exame Perfil Lipídico, também chamado de lipidograma, tem o objetivo de verificar a quantidade de Colesterol Total, Colesterol HDL, Colesterol LDL e Triglicerídeos do indivíduo.
E o que isso significa? Que precisamos saber como estão estes valores que influenciam diretamente no surgimento ou agravamento de doenças cardiovasculares, como angina, infarto, AVC ou trombose venosa, por exemplo.
Valores no perfil lipídico fora do normal representam um grande risco a saúde. Então, o que fazer quando está alterado? Muita coisa. Primeiro de tudo é levar o resultado dos exames para seu médico que vai avaliar a necessidade ou não de tratamento.
Em seguida, é mudar alguns hábitos que certamente farão a diferença. Veja alguns:
- Mudar a dieta: evitar alimentos ricos em gordura, como frituras ou carnes gordas, e excesso de carboidratos. É interessante o acompanhamento de um nutricionista.
- Ter hábitos de vida saudáveis para diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom:
- Praticar atividades físicas regulares, pelo menos de 3 a 6 vezes por semana, com uma média de 150 minutos de exercícios;
- Deixar de fumar.
- Usar remédios recomendados pelo médico: vai controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos.
Para minimizar a chance de desenvolver doenças cardiovasculares, também é importante controlar outros fatores de risco, como controlar os níveis de glicemia, a pressão arterial e perder peso. Todos esses fatores contribuem para a formação de aterosclerose nos vasos sanguíneos e o desenvolvimento de doenças.
Fique sempre em dia com seus exames e tenha o controle da sua saúde. Cuide de você, conte com o Bioclínico.