A vitamina D provém principalmente da síntese cutânea, em resposta à exposição à radiação solar ultravioleta (raios UVB) e pode depender da quantidade de melanina da pele, idade e hora da exposição. A vitamina D proveniente dos alimentos pode ser insuficiente visto que poucos são fontes desta vitamina, como salmão, sardinha e óleo de fígado de bacalhau.
Para que serve o exame de vitamina D?
Por ser responsável pela absorção do cálcio, o exame está indicado na investigação de doenças osteo metabólicas ou em outros casos em que se suspeitam de deficiência ou intoxicação por vitamina D.
Como é realizado o exame de vitamina D?
O exame de vitamina D é, na verdade, um exame de sangue comum, no qual é retirada uma pequena amostra de sangue do paciente, preferencialmente da veia do braço. O material coletado é armazenado e, em seguida, enviado para análise e posteriormente o laboratório irá emitir um laudo com os resultados.
Quais são as recomendações de preparo do exame?
Para a coleta do exame de vitamina D não é necessário realizar nenhum preparo. Em geral, recomenda-se ao paciente apenas que ele informe qualquer medicamento, suplemento ou vitamina em uso antes de realizar o doseamento de vitamina D, pois podem interferir nos resultados do exame.
Onde fazer o exame de vitamina D?
Com o laboratório Bioclínico, você escolhe onde a coleta do seu exame será feita. Isso porque oferecemos o serviço de coleta domiciliar, ideal para você que deseja mais comodidade no seu dia a dia sem precisar pagar nada a mais por isso.
Se preferir, você também pode agendar seu exame na unidade mais próxima de você e garantir toda a segurança e supervisão de nossos especialistas. Para consultar o valor do exame, os convênios atendidos e tirar suas dúvidas, entre em contato conosco!